Paroquia São Pedro Apóstolo

Paroquia São Pedro Apóstolo

.

.

sábado, 30 de junho de 2012

Homenagem Padre Bernardo Missa São Pedro 2012


Aperte stop da Rádio Beatitudes! Click no play e assista a homenagem ao Padre Bernardo Braakhuis!!!

Bernardo Braakhuis nasceu no dia 22 de junho de 1918, na cidade holandesa de Oldensaal, filho de Joana e Geraldo, recebendo, no mesmo dia, o santo Batismo, recebeu, pela primeira vez, o sacramento da Eucaristia em 1925 e em 1929 foi crismado. Ingressando no seminário no ano de 1931, foi, já no Brasil, para onde veio aos 17 anos, ordenado diácono em 1944, na cidade mineira de Mariana. Sua ordenação sacerdotal se deu no dia 03 de dezembro desse mesmo ano de 1944, na Igreja de Santo Antônio, em Lins, pela impossição das mãos de Dom Henrique Mourão, bispo da então diocese de Cafelândia no dia seguinte, rezou sua primeira missa no Colégio Diocesano de Lins. Somente dois anoa depois, em 1946, pode celebrar a missa em sua terra natal.
Eis alguns dos trabalhos apostólicos realizados pelo Padre Bernardo:
Professor no Seminário Diocesano de LIns: 6 de fevereiro de 1945.
Vigário Cooperador de Araçatuba: 2 de junho de 1945.
Vigário Coadjutor de Valparaiso: 23 de agosto de 1947.
Vigário Ecônomo de Alto Pimeta: 01 de outubro de 1947.
Vigário de Bilac: 29 de janeiro de 1950.
Pároco de Gabriel Monteiro: 01 de setembro de 1986 a 28 de fevereiro de 1994.
Antes de assumir a paróquia de Bilac, Padre Bernardo esteve à frente da comunidade católica de Gabriel Monteiro por cinco anos. Aqui ajudou a construir uma creche, com doação vindas da Fundação Holandesa.
Humilde e muito modesto, fes questão de que em nenhum dessas obras seu nome fosse exaltado. "Não, para quê isso o importante é que tudo está funcionando e atendendo às necessidades das pessoas", questiona, cada vez que a hipótese é cogitada.
Padre Bernardo também não se acha merecedor de homenagens. "Fiz a minha parte, se não tivesse feito nada em todos esses anos de trabalho, aí sim seria motivo de surpresa", afirma.
Já debilitado em suas forças, Padre Bernardo se afastou dos afazeres determinados pela Diocese, mas continua com hábitos dos sacerdócio. "Todos fim de tarde leio o Breviário, a oração dos Padres", explica.
Todos os dias mantêm sua rotina rígida de leitura. Lê os jornais de circulação nascional e regional e ainda encontra tempo para se dedicar aos livros.
Em 2001, Padre Bernardo recebeu o prêmio "Dar de si antes de pensar em si", do Rotary International. Na época, com 83 anos, ele foi a quinta personalidade no Brasil a ser homemageado com a premiação, instiuída pelo clube em 1991. Até então, a honraria havia sido concedida apenas a figuras históricas como, por exemplo, Madre Tereza de Calcutá.
Entre suas melhores lembranças, o Padre destaca o encontro que teve com o para João Paulo II, em Roma, na Itália. Segundo ele, ao saber que era do Brasil, eufórico, o Papa fez questão de saudá-lo, falando o nome de seu País, por várias vezes.
Talvez estas palavras, escritas pelo próprio Padre Bernardo, expressem um lampejo de sua vida tão profundamente bela porque toda ela doada a Deus e, a partir dele, aos seus irmãos`: " Ó Jesus, divino modelo de caridade, dai-me aqueles puros sentimentos de amor ao próximo de que nos deixastes tão admiráveis exemplos. Fazei, Senhor, que eu ame santamente meus semelhantes por amor de Vós. Que nunca deles suponh mal; que lhes acuda em suas necessidades e que, sofrendo suas fraquezas nestes mundo, por amor de Vós, possa um dia cantar com eles vossos louvores no Céu. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário