Paroquia São Pedro Apóstolo

Paroquia São Pedro Apóstolo

.

.

domingo, 30 de setembro de 2012

Festa no Bairro do Vacari 2012


A festa no Bairro do Vacari relata a história de Santa Terezinha do Menino Jesus (1873-1897) nasceu em Alençon, França, no dia 02 de Janeiro de 1873. Foi uma criança muito amada, muito mimada também, especialmente por seu pai. Era uma criança comum, expansiva, alegre. Não havia nada de extraordinário nela. Tinha dificuldade nos estudos em gramática e cálculo, mas gostava de história e geografia. A primeira grande perda de sua vida foi sua mãe, que morreu quando ela tinha 04 anos. Santa Terezinha, então, apegou-se a sua irmã Paulina, adotando-a como sua mãe. Mas, quando ela tinha 10 anos, Paulina ingressou no Carmelo. Foi um grande sofrimento para ela. Santa Terezinha ficou doente, uma doença misteriosa, que ela atribui ao diabo, mas que na verdade era depressão grave. Ela sempre foi hipersensível, o que agravou seu quadro. Mas, num domingo de Pentecostes, quando estava imóvel na cama, ladeada pelas irmãs que rezavam por ela, é curada pelo sorriso de Nossa Senhora.
O dia de sua primeira comunhão, muito esperada por ela, aconteceu quando tinha 12 anos e foi uma festa em seu coração. Um dia, Leônia deu para Celina e Terezinha uma caixa cheia de bugigangas suas, para que cada um escolhesse alguma coisa. Celina logo tirou um objeto. Terezinha então puxando a caixa para perto de si, disse: “Escolha tudo!” Essa será uma marca em sua espiritualidade: ou tudo ou nada! Depois foi a vez de Maria Luíza, sua irmã mais velha, ir para o Carmelo. Mais uma perda. Foi a época também em que Santa Terezinha adquiriu a doença dos escrúpulos, que a fez sofrer e que muito atrapalhou a sua vida espiritual. Agora era a vez de Leônia sair de casa. Santa Terezinha teve a cura dos escrúpulos e de sua hipersensibilidade no Natal de 1886, o dia de sua “conversão completa”: quando ela tinha 13 anos, quase 14. Apesar de já ser adolescente ainda colocava presentes nos sapatos juntos à lareira, uma tradição para as crianças da Europa na época do Natal. Sem saber de sua presença na sala, naquela noite de Natal, seu pai comentou, já enfastiado, que estava satisfeito porque aquele seria o último ano em que ela faria aquilo. Para ela foi um choque ouvir isso de seu amado pai, seu “rei”, como ela dizia. Mas, nesse momento ela teve uma reação surpreendente, um momento de cura e de conversão mesmo. Aos 14 anos, fala com seu pai que quer entrar para o Carmelo. Mas ainda não tinha idade suficiente pelo Direito Canônico. Seu pai vai conversar com o Bispo. Era preciso esperar aos 21 anos de idade. Mas a decisão e a determinação de Santa Terezinha a levaram até o Papa, na época, Leão XIII. No fim de tudo, ela consegue a autorização: entra no Carmelo com 15 anos. Terezinha, que toma o nome de Irmã Tereza do Menino Jesus da Sagrada Face será uma irmã como as outras. Poucas companheiras percebiam que ela era especial. Na monotomia do Carmelo, no serviço cotidiano, ela vai se aperfeiçoando. Em 1894, ano da morte de seu pai, ela descobre a “pequena via”. A “pequena via” é um caminho que pode ser seguido por todos, pois é um caminho de simplicidade que não exige ne êxtases e nem penitências extraordinárias, mas somente a sabedoria de revestir de amor todas as atividades da nossa vida, até mesmo as mais ordinárias”. Viver tudo com amor, principalmente as pequenas coisas. Ela nos ensina, com isso, a viver a Infância Espiritual”, a sermos crianças para atrairmos o olhar de Deus. E isso nos faz viver a pequenez – ser pequeno, viver o escondimento combate o nosso orgulho e agrada o coração de Deus. “Sou o que Deus pensa de mim!”
Santa Terezinha morreu no dia 30 de setembro de 1897. Suas últimas palavras foram: “Meu Deus eu vos amo!” As irmãs rezam o Credo. A cabeça dela se mexe, ela sorri. Entra um passarinho em sua cela, que voa sobre o seu leito e sai. Ela morre. Entrou na vida! Foi canonizada em 1925, pelo Papa Pio XI. Foi declarada padroeira das missões em 1927, pelo mesmo Papa. Foi proclamada Doutora da Igreja no centenário de sua morte, pelo Papa João Paulo II em 1997. Sua festa é comemorada em 01 de outubro. E nossa comunidade tem como Padroeira no Bairro do Vacari Santa Terezinha onde houve os festejos em comemoração a Santa no dias 29 e 30 de setembro com uma linda festa. Santa Terezinha do Menino Jesus Rogai por nós!

domingo, 23 de setembro de 2012

Reunião RCC Região 1 Diocese de Araçatuba - Gabriel Monteiro


No dia 23 de setembro foi realizado em nossa comunidade a reunião da Renovação Carismática Católica da Região 1 de nossa Diocese de Araçatuba. O Coordenador Diocesano Ed Carlos conduziu as pregações durante o encontro que foi animado pelo Marcos Campos de Birigui. Ed Carlos em suas pregações nos falava sobre o chamado de Deus, em que Deus nos fala em sua palavra bate a porta e eu abrirei, busca e você vai encontrar e ainda abre-se a um tempo novo. Temos que sair do comodismo do desanimo e ser libertos de tudo isso e Deus para mim a cada dia. Deus nos ensina a proclamar a palavra com ousadia, acreditar que vai acontecer mesmo sem ver. Deus quando nos chamou não perguntou se éramos formados em alguma faculdade mas nos chamou para nos capacitar a cada um para uma missão. Ed Carlos disse ainda que para Deus não vencemos a batalha pela quantidade de pessoas mas sim por estarmos a frente com Ele na luta de cada dia sem desanimar-mos, pois somos chamados a missão, e missão é um chamado de Deus para todos os cristão e não apenas para servos carismático. Busquemos hoje um tempo novo, tempo de conversão e de vida nossa para apascentar-mos a ovelhas e poder ama-las. Ser católico é aceitar e anunciar a Cristo como Paulo. O Senhor nos diz IDE pregai o Evangelho a todas criaturas. Ide, anuncie, creia, sejam batizados e os sinais vão acontecer. Deus vem nos chamar a voltarmos a missão, a Evangelização, a divulgar e levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares. Se hoje estamos participando de nossa comunidade é porque um dia fomos Evangelizados e cada pastoral esta fazendo a sua obra com pessoas que foram um dia tocados pelo Senhor. Hoje a nossa Igreja não esta perdendo os fiéis e sim os infiéis, e Deus nos convida a anunciar as ovelhas perdidas a palavra do Senhor. Temos que ser missionários autênticos e buscarmos a santidade a cada dia. Mas Deus nos fez livre a escolha é pessoal de cada um de nós. Padre Arnaldo fez se presente acolhendo a todos com palavras de motivação a todos os participantes da reunião e mostrando que as missões são muito importantes para a comunidades e em seguida foi para a cidade de Brejo Alegre aonde esteve presente ao curso Bíblico Regional. Na segunda parte da reunião Ed Carlos nos passou a formação da semana missionária que ira acontecer na terceira e quarta semana de outubro. Foi uma benção de reunião e formação. 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

II Acampamento Radical com Jesus - RCC Diocese de Araçatuba


Click no play e veja as Fotos do II Acampamento Radical com Cristo


A segunda edição do acampamento radical com Jesus realizado nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2012 contou com a participação de 50 jovens campistas de toda diocese de Araçatuba, 30 jovens voluntários aos trabalhos e vários colaboradores e amigos em Cristo. O local do evento, as dinâmicas e algumas informações do evento são mantidas em segredo porque nos próximos anos novos jovens irão participar e é importante manter a curiosidade para que tudo seja novo e surpreendente. O acampamento radical é uma inspiração de Deus para o ministério jovem da Renovação Carismática Católica da Diocese de Araçatuba, sua primeira edição foi realizada no amo passado com a ajuda dos jovens de Presidente Prudente, onde os servos jovens dos grupos de oração foram os primeiros a fazerem a experiência como campistas. Nesse ano o acampamento recebeu várias modificações como novas dinâmicas, partilhas, orações, reflexões mais profundas e a celebração da Eucaristia todos os dias. O objetivo do acampamento é evangelizar o jovem em todas as dimensões. Cada obstáculo, trilha, oração tem um significado. A finalidade é anunciar o amor de Deus, trabalhar a formação afetiva e sexual, convivência familiar e conduzir a experiência do Batismo no Espírito através de uma linguagem interativa e atualizada.

Depoimentos: Incomparável, inexplicável e arrestável a todos os corações. O Acampamento Radical ficara com certeza marcada em nossa vida. É o cumprimento das promessas de Deus, muito além do que poderíamos imaginar, assim foi o desfecho que Deus nos deu. Se lança, eu faço o resto, cada passo uma alma, disse o Senhor. Valeu demais a pena, o cansaço, o suor, a dor, pois o poder de Deus é encantador e supera tudo. Da vontade de dançar, da vontade de pular, da vontade de gritar, da vontade de correr.
Amigos, obrigada por Deus ter nos dado a graça de estamos juntos.
Carla Hortência de Almeida (Coordenadora Regional do MJ)

TESTEMUNHOS 1: Olá, meu nome é Beto. Sou de Buritama – SP. Fiz parte do acampamento esse ano, e queria agradecer à cada um de vocês, por abrir uma porta que me ajudou de tal maneira, que hoje sou uma nova pessoa. Hoje me sinto livre para seguir o caminho de Deus.  Quando recebi o convite pra fazer parte do acampamento, nem dei muita confiança, pois o caminho que eu estava seguindo, não tinha nada haver com o caminho  de Jesus, com o caminho do bem, mas mesmo assim aceitei e fui, ou seja, fui para recomeçar uma vida nova, uma vida do bem, uma vida onde a base de tudo é Deus. Obrigado.

TESTEMUNHO 2: Ola meu nome é Patrícia participei do segundo acampamento radical com Jesus foi maravilhoso, foi uma experiência única, ver os jovens de outras cidades com o mesmo intuito de conhecer Jesus, saber mais do seu amor, de fazer novas amizades foi muita abençoado, aconteceu muitas curas e libertações... Célia te agradeço pelo convite por ter me dado essa alegria de viver esse momento inesquecível. Bjuss a todos e... TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

Editado por: Comunicação Social de Birigui

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Missa 50 anos do Cursilho setembro 2012


Click no play e veja as Fotos da Missa de 50 anos do Cursilho - setembro 2012.

O Movimento do Cursilho teve seu inicio na Espanha nas décadas de 1930 - 1940 e está comemorando 50 anos no Brasil. O primeiro encontro aconteceu em Valinhos no interior de São Paulo, nas Semana Santa, no ano de 1962. Desde então o Cursilho se espalhou por todos os estados brasileros. O termo "Cursilho" se deriva do espanhol e significa pequeno curso. É um encontro vivencial, com dinâmica e método próprio, em que eleigos e sacerdotes testemunham sua vivência como cristão. O objetivo do encontro é instigar quem faz a levar o Evangelho para seus ambientes - famílias, trabalho, grupo de amigos. O Cursilho também visa favorecer a convivência dos cristãos, por meio de pequenas comunidades para partilha do Evangelho e Escolas Vivenciais, e ajudar o cristão a descobrir sua vocação. No dia 14 de Dezembro de 1963, o Papa Paulo VI, declara São Paulo Apóstolo, Patrono Celestial do Movimento de Cursilho de Cristandade. No ano de 1968, com a chegada em Araçatuba do cursilhista Jeová Oliver, foram dados os primeiros passos para o Movimento de Cursilho na Diocese. O marco inicial do Movimento foi a realização, no período de 16 a 19 de julho de 1969, do primeiro cursilho de homens. Esse Cursilho, cuja equipe era formada por cursilhistas de São José do Rio Preto e de São Paulo, aconteceu no Colégio Nossa Senhora de Fátima em Guararapes. Em 1973, inaugurou-se a Casa de São Paulo Apóstolo, onde os Cursihos acontecem até hoje. Em 1978, quando ainda pertencíamos a Diocese de Lins o Cursilho chegou a Gabriel Monteiro, através do Sr. Luiz Bueno da cidade de Piacatu, que convidou os casais Nelson e Maria Bueno, Manoel e Maria Toríbio e com o sim desses casais o Cursilho está presente em nossa cidade até hoje. E assim há 34 anos fazemos parte da história do MCC. A partir da criação da Diocese de Araçatuba, em novembro de 1994, já se realizou 31 Cursilho de homens, 32 de mulheres e 13 de jovens. A comemoração desses 50 anos é uma ação de graças a Deus pelo Espírito Evangelizador dos pioneiros e de todos os que, no decorrer dessa história, tem se dedicado ao anúncio do Reino de Deus. No decorrer deste ano todas a dioceses têm feito celebrações e eventos sobre o ano jubilar, para comemorar a grande festa do Jubileu de Ouro do MCC. Pensando nisso, a Paróquia São Pedro Apóstolo também preparou para celebrar junto com a comunidade e cursilistas este momento, pois "o MCC tem como carisma, levar a mensagem cristã às pessoas e torná-las anunciadoras da Boa Nova"

Missa com Pe. Lauro pedindo por cura e libertação - Agosto 2012


Click no play e veja as Fotos da Missa com Padre Lauro pedindo por cura e libertação - agosto 2012